Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

BERINJELA PARA CONTROLAR O COLESTROL

01-12-2013

Estudos indicam que a berinjela ajuda no controlo do colesterol e outras doenças


Berinjela para controlar o colesterol

 

A ciência estuda constantemente os benefícios dos alimentos no bom funcionamento do organismo e a importância dos componentes no controlo de doenças. No combate ao colesterol alto, tão mau para o coração e outros funcionamentos do corpo, a berinjela tem sido a mais recomendada, inclusive por especialistas.

 

E será que ela realmente reduz o alto nível de gordura no sangue? Tempos atrás uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apontou que o sumo de berinjela era capaz de reduzir em 30% o colesterol em coelhos. Já a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresentou a farinha da leguminosa como melhor opção para o controlo do colesterol.

 

Uma das razões consiste no alto teor de fibras solúveis que ela possui. Tais fibras aderem aos sais biliares no intestino e os levam para fora do organismo por meio das fezes. Assim, o fígado é induzido a queimar colesterol para produzir mais bile, o que reduz a quantidade no plasma sanguíneo.

 

Outra boa notícia refere-se à estética. Como a ingestão do suco de berinjela favorece a eliminação da gordura, o legume se torna um poderoso ingrediente nas dietas de emagrecimento.

 

A berinjela ainda é rica em água, sais minerais (cálcio, fósforo, potássio e magnésio), vitaminas (A, B1, B2, niacina e vitamina C), saponinas, compostos fenólicos, flavonoides, glicoalcalóides, e tem baixo teor de proteínas.

 

Além de equilibrar o nível de gordura no organismo, a planta também tem efeito hipoglicêmico, o que é recomendável para quem tem diabetes, combate à aterosclerose, tem ação vasodilatadora e efeito diurético, ideal para quem sofre de hipertensão. No entanto, é sempre importante ressaltar que o consumo do alimento deve ser recomendável pelo médico e não substitui possíveis medicamentos prescritos no controle do tratamento.

 

Como preparar a berinjela

 

O legume deve ser preparado com casca, em pedaços grandes e, se for cozido em água, o volume da água de cozimento deve ser o menor possível para minimizar a perda de nutrientes. Além disso, evite cozinhar por tempo prolongado em altas temperaturas para reduzir as perdas das vitaminas hidrossolúveis (C e complexo B).

 

Para retirar o gosto amargo que a caracteriza, corte-a ao meio, esfregue com sal e escorra, ou deixe-a aberta coberta com água e sal, limão ou vinagre, durante 15 minutos. Escorra em seguida e seque com papel absorvente.


fonte: Natália Farah

voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE |  LIVRO DE RECLAMAÇÕES ELETRÓNICO Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.